sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Em que Sentido Somente Deus é Bom?


1 –agathosune - bondade, beneficência

Romanos 15.14 Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade (agathosune), cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros.

Gálatas 5.22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade (agathosune), a bondade, a fidelidade.

Efésios 5.9 pois o fruto da luz está em toda a bondade (agathosune), e justiça e verdade,

2 Tessalonicenses 1.11 Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade (agathosune) e toda obra de fé.


2 – cherestostes - benignidade, gentileza

Romanos 2.4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade (cherestostes), e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?

Romanos 3.12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem (cherestostes), não há nem um só.

Romanos 11.22 Considera pois a bondade (cherestostes)  e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade (cherestostes) de Deus, se permaneceres nessa bondade (cherestostes); do contrário também tu serás cortado.

2 Coríntios 6.6 na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade (cherestostes), no Espírito Santo, no amor não fingido,

Gálatas 5.22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade (cherestostes), a bondade, a fidelidade.

Efésios 2.7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade (cherestostes)  para conosco em Cristo Jesus.

Colossenses 3.12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade (cherestostes), humildade, mansidão, longanimidade,

Tito 3.4 Mas quando apareceu a bondade (cherestostes) de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens,


3 – chesed - bondade, benignidade, amor, misericórdia

Gênesis 21.23 agora pois, jura-me aqui por Deus que não te haverás falsamente comigo, nem com meu filho, nem com o filho do meu filho; mas segundo a beneficência (chesed) que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste.

Gênesis 24.12 E disse: Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência (chesed) para com o meu senhor Abraão.

Gênesis 24.14 faze, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba; e ela responder: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; seja aquela que designaste para o teu servo Isaque. Assim conhecerei que usaste de benevolência (chesed) para com o meu senhor.

Êxodo 34,6,7 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência (chesed) e verdade; que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

Josué 2.12 Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade (chesed) para convosco, vós também usareis de bondade (chesed) para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro

Josué 2.14 Então eles lhe responderam: A nossa vida responderá pela vossa, se não denunciardes este nosso negócio; e, quando o Senhor nos entregar esta terra, usaremos para contigo de bondade (chesed) e de fidelidade.

Juízes 8.35 nem usaram de beneficência (chesed) para com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, segundo todo o bem que ele havia feito a Israel.

I Samuel 20.14,15 E não somente usarás para comigo, enquanto viver, da benevolência (chesed) do Senhor, para que não morra,
15 como também não cortarás nunca da minha casa a tua benevolência (chesed), nem ainda quando o Senhor tiver desarraigado da terra a cada um dos inimigos de Davi.

2 Samuel 2.5,6 Pelo que Davi enviou mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, a dizer-lhes: Benditos do Senhor sejais vós, que fizestes tal benevolência (chesed), sepultando a Saul, vosso senhor! Agora, pois, o Senhor use convosco de benevolência (chesed) e fidelidade; e eu também vos retribuirei esse bem que fizestes.

2 Samuel 9.1 Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência (chesed) para com ele por amor de Jônatas?

2 Samuel 9.3 Prosseguiu o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência (chesed) de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés.

2 Samuel 9.7 Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência (chesed) por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa.

2 Samuel 10.2 Então disse Davi: usarei de benevolência (chesed) para com Hanum, filho de Naás, como seu pai usou de benevolência para comigo. Davi, pois, enviou os seus servos para o consolar acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos amonitas.

2 Samuel 16.17 Absalão, porém, perguntou a Husai: E esta a tua benevolência (chesed) para com o teu amigo? Por que não foste com o teu amigo?

I Reis 2.7 Mas para com os filhos de Barzilai, o gileadita, usa de benevolência (chesed), e estejam eles entre os que comem à tua mesa; porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.

2 Crônicas 24.22 Assim o rei Joás não se lembrou da bondade (chesed) que lhe fizera Jeoiada pai de Zacarias, antes matou-lhe o filho, o qual morrendo disse: Veja-o o Senhor, e o retribua.

2 Crônicas 32.32 Ora, o restante dos atos de Ezequias, e as suas boas obras (chesed), eis que estão escritos na visão do profeta Isaías, filho de Amoz, no livro dos reis de Judá e de Israel.

2 Crônicas 35.26 Ora, o restante dos atos de Josias, e as suas boas obras (chesed), em conformidade com o que está escrito na lei do Senhor,

Neemias 9.17 recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas, que fizeste no meio deles; antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia, levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão.  Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência (chesed), e não os abandonaste.

Neemias 13.14 Por isto, Deus meu, lembra-te de mim, e não risques as beneficências (chesed) que eu tenho feito para a casa do meu Deus e para o serviço dela.

Salmo 25.6 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua benignidade (chesed), porque elas são eternas.

Salmo 26.3 Pois a tua benignidade (chesed) está diante dos meus olhos, e tenho andado na tua verdade.

Salmo 31.21 Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade (chesed) para comigo numa cidade sitiada.

Salmo 33.5 Ele ama a retidão e a justiça; a terra está cheia da benignidade (chesed) do Senhor.

Salmo 36.7 Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade (chesed)! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas.

Salmo 36.10 Continua a tua benignidade (chesed) aos que te conhecem, e a tua justiça aos retos de coração.

Salmo 40.10 Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade (chesed) e a tua verdade.

Salmo 40.11 Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade (chesed) e a tua fidelidade sempre me guardem.

Salmo 42.8 Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade (chesed), e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

Salmo 48.9 Temos meditado, ó Deus, na tua benignidade (chesed) no meio do teu templo.

Salmo 51.1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade (chesed); apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

Salmo 52.1 Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? pois a bondade (chesed) de Deus subsiste em todo o tempo.

Salmo 63.3  Porquanto a tua benignidade (chesed) é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.

Salmo 69.16 Ouve-me, Senhor, pois grande é a tua benignidade (chesed); volta-te para mim segundo a tua muitíssima compaixão.

Salmo 88.11 Será anunciada a tua benignidade (chesed) na sepultura, ou a tua fidelidade no Abadom?

Salmo 89.33 Mas não lhe retirarei totalmente a minha benignidade (chesed), nem faltarei com a minha fidelidade.

Salmo 89.49 Senhor, onde estão as tuas antigas benignidades (chesed), que juraste a Davi na tua fidelidade?

Salmo 103.4 quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade (chesed) e de misericórdia,

Salmo 107.8 Deem graças ao Senhor pela sua benignidade (chesed), e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!

Salmo 107.43 Quem é sábio observe estas coisas, e considere atentamente as benignidades (chesed) do Senhor.

Salmo 117.2 Porque a sua benignidade (chesed) é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.

Salmo 119.76 Sirva, pois, a tua benignidade (chesed) para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.

Salmo 119.88 Vivifica-me segundo a tua benignidade (chesed), para que eu guarde os testemunhos da tua boca.

Salmo 119.149 Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade (chesed); vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua justiça.

Salmo 119.159 Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, Senhor, segundo a tua benignidade (chesed).


Salmo 130.7 Espera, ó Israel, no Senhor! pois com o Senhor há benignidade (chesed), e com ele há copiosa redenção;

Salmo 141.5 Fira-me o justo, será isso uma benignidade (chesed); e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse a minha cabeça; mas continuarei a orar contra os feitos dos ímpios.

Salmo 143.8 Faze-me ouvir da tua benignidade (chesed) pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti elevo a minha alma.

Provérbios 19.22 O que faz um homem agradável é a sua benignidade (chesed); e o pobre é melhor do que o mentiroso.

Provérbios 20.6 Muitos há que proclamam a sua própria bondade (chesed); mas o homem fiel, quem o achará?

Provérbios 31.26 Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência (chesed) está na sua língua.

 Isaías 54.8 num ímpeto de indignação escondi de ti por um momento o meu rosto; mas com benignidade (chesed) eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.

Isaías 54.10 Pois as montanhas se retirarão, e os outeiros serão removidos; porém a minha benignidade (chesed) não se apartará de ti, nem será removido ao pacto da minha paz, diz o Senhor, que se compadece de ti.

Isaías 63.7 Celebrarei as benignidades do Senhor, e os louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos tem concedido, e a grande bondade (chesed) para com a casa de Israel, bondade que ele lhes tem concedido segundo as suas misericórdias, e segundo a multidão das suas benignidades (chesed).

Jeremias 9.24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência (chesed), juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

Jeremias 16.5 Pois assim diz o Senhor: Não entres na casa que está de luto, nem vás a lamentá-los, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade (chesed) e misericórdia.

Jeremias 31.3 De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade (chesed) te atraí.

Jeremias 32.18 Usas de benignidade (chesed) para com milhares e tornas a iniquidade dos pais ao seio dos filhos depois deles; tu és o grande, o poderoso Deus cujo nome é o Senhor dos exércitos.

Oseias 2.19 E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em amorável benignidade (chesed), e em misericórdias;

Joel 2.13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade (chesed), e se arrepende do mal.

Jonas 4.2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade (chesed), e que te arrependes do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário