sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O Poder do Consolo para Fortificar o Coração


1 – parakaleo (grego) – consolar, confortar, exortar, rogar

Mateus 2.18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada (parakaleo), porque eles já não existem.
Mateus 5.4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados (parakaleo).
Mateus 8.5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava (parakaleo), dizendo:
Lucas 3.18 Assim pois, com muitas outras exortações (parakaleo) ainda, anunciava o evangelho ao povo.
Lucas 15.28 Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava (parakaleo) com ele.
Lucas 16.25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado (parakaleo), e tu atormentado.
Atos 2.40 E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava (parakaleo), dizendo: salvai-vos desta geração perversa.
Atos 11.23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava (parakaleo) a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração;
Atos 14.22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os (parakaleo) a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.
Atos 15.32 Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram (parakaleo) os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram.
Atos 16.40 Então eles saíram da prisão, entraram em casa de Lídia, e, vendo os irmãos, os confortaram (parakaleo), e partiram.
Atos 20.2 E, havendo andado por aquelas regiões, exortando (parakaleo) os discípulos com muitas palavras, veio à Grécia.
Atos 20.12 E levaram vivo o jovem e ficaram muito consolados (parakaleo).
Romanos 12.8 ou que exorta, use esse dom em exortar (parakaleo); o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
I Corintios 4.13 somos difamados, e exortamos (parakaleo); até o presente somos considerados como o refugo do mundo, e como a escória de tudo.
I Corintios 4.16 Rogo-vos (parakaleo), portanto, que sejais meus imitadores.
I Corintios 14.31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados (parakaleo);
II Corintios 1.4 que nos consola (parakaleo) em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação (parakaleo) com que nós mesmos somos consolados (parakaleo) por Deus.
II Corintios 1.6 Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados (parakaleo), para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;
II Corintios 2.7 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo (parakaleo), para que ele não seja devorado por excessiva tristeza.
II Corintios 2.8 Pelo que vos rogo (parakaleo) que confirmeis para com ele o vosso amor.
II Corintios 5.20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos (parakaleo), pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.
II Corintios 6.1 E nós, cooperando com ele, também vos exortamos (parakaleo) a que não recebais a graça de Deus em vão;
II Corintios 7.6 Mas Deus, que consola (parakaleo) os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito;
II Corintios 7.7 e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado (parakaleo) a vosso respeito, enquanto nos referia as vossas saudações, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, de modo que ainda mais me regozijei.
II Corintios 7.13 Por isso temos sido consolados (parakaleo). E em nossa consolação nos alegramos ainda muito mais pela alegria de Tito, porque o seu espírito tem sido recreado por vós todos.
II Corintios 8.6 de maneira que exortamos (parakaleo) a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também completasse entre vós ainda esta graça.
II Corintios 9.5 Portanto, julguei necessário exortar (parakaleo) estes irmãos que fossem adiante ter convosco, e preparassem de antemão a vossa beneficência, já há tempos
II Corintios 10.1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo (parakaleo) pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco;
II Corintios 12.8 acerca do qual três vezes roguei (parakaleo) ao Senhor que o afastasse de mim;
II Corintios 12.18 Exortei (parakaleo) a Tito, e enviei com ele o irmão. Porventura Tito vos explorou? Não andamos porventura no mesmo espírito? Não seguimos as mesmas pegadas?
II Corintios 13.11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados (parakaleo), sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.
Efésios 4.1 Rogo-vos (parakaleo), pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Efésios 6.22 o qual vos envio para este mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele vos conforte (parakaleo) o coração.
Filipenses 4.2 Rogo (parakaleo) a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.
Colossenses 2.2 para que os seus corações sejam animados (parakaleo), estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo,
Colossenses 4.8 o qual vos envio para este mesmo fim, para que saibais o nosso estado e ele conforte os vossos corações,
I Tessalonicenses 3.2 e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus no evangelho de Cristo, para vos fortalecer e vos exortar (parakaleo) acerca da vossa fé;
I Tessalonicenses 3.7 por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados (parakaleo) acerca de vós, pela vossa fé,
I Tessalonicenses 4.1 Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos (parakaleo) no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós de que maneira deveis andar e agradar a Deus, assim como estais fazendo, nisso mesmo abundeis cada vez mais.
I Tessalonicenses 4.10 porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos (parakaleo), porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais,
I Tessalonicenses 4.18 Portanto, consolai-vos (parakaleo) uns aos outros com estas palavras.
I Tessalonicenses 5.11 Pelo que exortai-vos (parakaleo) uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.
I Tessalonicenses 5.14 Exortamo-vos (parakaleo) também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
II Tessalonicenses 2.17 console (parakaleo) os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra.
II Tessalonicenses 3.12 a esses tais, porém, ordenamos e exortamos (parakaleo) por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão.
I Timóteo 1.3 Como te roguei (parakaleo), quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa,
I Timóteo 2.1 Exorto (parakaleo), pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,
I Timóteo 5.1 Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o (parakaleo) como a um pai; aos moços, como a irmãos;
II Timóteo 4.2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta (parakaleo), com toda longanimidade e ensino.
Tito 1.9 retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar (parakaleo) na sã doutrina como para convencer os contradizentes.
Tito 2.6 Exorta (parakaleo) semelhantemente os moços a que sejam moderados.
Tito 2.15 Fala estas coisas, exorta (parakaleo) e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze.
Filemom 1.9 todavia prefiro rogar-te (parakaleo) por esse teu amor, sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus,
Filemom 1.10 sim, rogo-te (parakaleo) por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
Hebreus 3.13 antes exortai-vos (parakaleo) uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
Hebreus 10.25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos (parakaleo) uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Hebreus 13.19 E com instância vos exorto (parakaleo) a que o façais, para que eu mais depressa vos seja restituído.
Hebreus 13.22 Rogo-vos (parakaleo), porém, irmãos, que suporteis estas palavras de exortação, pois vos escrevi em poucas palavras.
I Pedro 2.11 Amados, exorto-vos (parakaleo), como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;
I Pedro 5.1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo (parakaleo) eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
I Pedro 5.12 Por Silvano, nosso fiel irmão, como o considero, escravo abreviadamente, exortando (parakaleo) e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus; nela permanecei firmes.
Judas 1.3 Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos (parakaleo) a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.

2 – nacham (hebraico) – consolar, confortar, arrepender-se
Gênesis 5.29 a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará (nacham) acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou.
Gênesis 6.6 Então arrependeu-se (nacham) o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração
Gênesis 24.67 Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado (nacham) depois da morte de sua mãe.
Gênesis 27.42 Ora, foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; pelo que ela mandou chamar Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: Eis que Esaú teu irmão se consola (nacham) a teu respeito, propondo matar-te.
Gênesis 37.35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem (nacham); ele, porém, recusou ser consolado (nacham), e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai.
Gênesis 38.12 Com o correr do tempo, morreu a filha de Suá, mulher de Judá. Depois de consolado (nacham), Judá subiu a Timnate para ir ter com os tosquiadores das suas ovelhas, ele e Hira seu amigo, o adulamita.
Gênesis 50.21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou (nacham), e lhes falou ao coração.
Rute 2.13 E disse ela: Ache eu graça aos teus olhos, senhor meu, pois me consolaste (nacham), e falaste bondosamente a tua serva, não sendo eu nem mesmo como uma das tuas criadas.
II Samuel 10.2 Então disse Davi: usarei de benevolência para com Hanum, filho de Naás, como seu pai usou de benevolência para comigo. Davi, pois, enviou os seus servos para o consolar (nacham) acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos amonitas.
II Samuel 12.24 Então consolou (nacham) Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou, e se deitou com ela. E teve ela um filho, e Davi lhe deu o nome de Salomão. E o Senhor o amou;
II Samuel 13.39 Então o rei Davi sentiu saudades de Absalão, pois já se tinha consolado (nacham) acerca da morte de Amnom.
I Crônicas 7.22 E Efraim, seu pai, os pranteou por muitos dias, pelo que seus irmãos vieram para o consolar (nacham).
I Crônicas 19.2 Então disse Davi: usarei de benevolência para com Hanum, filho de Naás, porque seu pai usou de benevolência para comigo. Pelo que Davi enviou mensageiros para o consolarem acerca de seu pai. Mas quando os servos de Davi chegaram à terra dos amonitas, a Hanum, para o consolarem,
I Crônicas 19.3 disseram os príncipes dos amonitas a Hanum: Pensas que Davi quer honrar a teu pai, porque te mandou consoladores (nacham)? Não vieram ter contigo os seus servos a esquadrinhar, a transtornar e a espiar a terra?
Jó 2.11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer- se dele e consolá-lo (nacham).
Jó 7.13 Quando digo: Confortar-me-á (nacham) a minha cama, meu leito aliviará a minha queixa,
Jó 16.2 Tenho ouvido muitas coisas como essas; todos vós sois consoladores (nacham) molestos.
Jó 21.34 Como, pois, me ofereceis consolações(nacham)  vãs, quando nas vossas respostas só resta falsidade?
Jó 29.25 eu lhes escolhia o caminho, assentava-me como chefe, e habitava como rei entre as suas tropas, como aquele que consola (nacham) os aflitos.
Jó 42.11 Então vieram ter com ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro e um pendente de ouro.
Salmo 23.4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Salmo 69.20 Afrontas quebrantaram-me o coração, e estou debilitado. Esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei.
Salmo 71.21 Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás.
Salmo 77.2 No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada.
Salmo 86.17 Mostra-me um sinal do teu favor, para que o vejam aqueles que me odeiam, e sejam envergonhados, por me haveres tu, Senhor, ajuntado e confortado.
Salmo 119.52 Lembro-me dos teus juízos antigos, ó Senhor, e assim me consolo.
Salmo 119.76 Sirva, pois, a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.
Salmo 119.82 Os meus olhos desfalecem, esperando por tua promessa, enquanto eu pergunto: Quando me consolarás tu?
Eclesiastes 4.1 Depois volvi-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis as lágrimas dos oprimidos, e eles não tinham consolador; do lado dos seus opressores havia poder; mas eles não tinham consolador.
Isaías 12.1 Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste.
Isaías 22.4 Portanto digo: Desviai de mim a vista, e chorarei amargamente; não vos canseis mais em consolar-me pela destruição da filha do meu povo.
Isaías 40.1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.
Isaías 49.13 Cantai, ó céus, e exulta, ó terra, e vós, montes, estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e se compadeceu dos seus aflitos.
Isaías 51.3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico.
Isaías 51.12 Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para teres medo dum homem, que é mortal, ou do filho do homem que se tornará como feno;
Isaías 51.19 Estas duas coisas te aconteceram; quem terá compaixão de ti? a assolação e a ruína, a fome e a espada; quem te consolará?
Isaías 52.9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
Isaías 54.11 e aflita arrojada com a tormenta e desconsolada eis que eu assentarei as tuas pedras com antimônio, e lançarei os teus alicerces com safiras.
Isaías 57.6 Por entre as pedras lisas do vale está o teu quinhão; estas, estas são a tua sorte; também a estas derramaste a tua libação e lhes ofereceste uma oblação. Contentar-me-ia com estas coisas?
Isaías 61.2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
Isaías 66.13 Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.
Jeremias 16.7 nem pão se dará aos que estiverem de luto, para os consolar sobre os mortos; nem se lhes dará a beber o copo da consolação pelo pai ou pela mãe.
Jeremias 18.8 e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe.
Jeremias 31.13 Então a virgem se alegrará na dança, como também os mancebos e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.
Jeremias 31.15 Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e não se deixa consolar a respeito deles, porque já não existem.
Lamentações 1.2 Chora amargamente de noite, e as lágrimas lhe correm pelas faces; não tem quem a console entre todos os seus amantes; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela; tornaram-se seus inimigos.
Lamentações 1.9 A sua imundícia estava nas suas fraldas; não se lembrava do seu fim; por isso foi espantosamente abatida; não há quem a console; vê, Senhor, a minha aflição; pois o inimigo se tem engrandecido.
Lamentações 1.16 Por estas coisas vou chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque está longe de mim um consolador que pudesse renovar o meu ânimo; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo.
Lamentações 1.17 Estende Sião as suas mãos, não há quem a console; ordenou o Senhor acerca de Jacó que fossem inimigos os que estão em redor dele; Jerusalém se tornou entre eles uma coisa imunda.
Lamentações 1.21 Ouviram como estou gemendo; mas não há quem me console; todos os meus inimigos souberam do meu mal; alegram-se de que tu o determinaste; mas, em trazendo tu o dia que anunciaste, eles se tornarão semelhantes a mim.
Lamentações 2.13 Que testemunho te darei, a que te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei, para te consolar, ó virgem filha de Sião? pois grande como o mar é a tua ferida; quem te poderá curar?
Ezequiel 5.13 Assim se cumprirá a minha ira, e satisfarei neles o meu furor, e me consolarei; e saberão que sou eu, o Senhor, que tenho falado no meu zelo, quando eu cumprir neles o meu furor.
Ezequiel 14.22 Mas, se ainda restarem nela alguns sobreviventes que levem para fora filhos e filhas, quando eles saírem a ter convosco, vereis o seu caminho e os seus feitos, e ficareis consolados do mal que eu trouxe sobre Jerusalém, até de tudo o que trouxe sobre ela.
Ezequiel 14.23 E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito, diz o Senhor.
Ezequiel 16.54 para que sofras a tua vergonha, e sejas envergonhada por causa de tudo o que fizeste, dando-lhes tu consolação.
Ezequiel 31.16 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Seol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra;
Ezequiel 32.31 Faraó os verá, e se consolará sobre toda a sua multidão; sim, o próprio Faraó, e todo o seu exército, traspassados à espada, diz o Senhor Deus.
Joel 2.13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel 2.14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus?
Jonas 3.9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
Jonas 3.10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.
Jonas 4.2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Naum 3.7 E há de ser todos os que te virem fugirão de ti, e dirão: Nínive esta destruída; quem terá compaixão dela? Donde te buscarei consoladores?
Zacarias 1.17 Clama outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: As minhas cidades ainda se transbordarão de bens; e o Senhor ainda consolará a Sião, e ainda escolherá a Jerusalém.
Zacarias 10.2 Pois os terafins falam vaidade, e os adivinhos veem mentira e contam sonhos falsos; em vão procuram consolar; por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário