sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Esperança


1 – elpis (grego) – esperança

Atos 2.26 por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e além disso a minha carne há de repousar em esperança (elpis);
Atos 23.6 Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança (elpis) da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado.
Atos 24.15 tendo esperança (elpis) em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos.
Atos 26.6 E agora estou aqui para ser julgado por causa da esperança (elpis) da promessa feita por Deus a nossos pais,
Atos 26.7 a qual as nossas doze tribos, servindo a Deus fervorosamente noite e dia, esperam alcançar; é por causa desta esperança (elpis), ó rei, que eu sou acusado pelos judeus.
Atos 28.20 Por esta causa, pois, vos convidei, para vos ver e falar; porque pela esperança (elpis) de Israel estou preso com esta cadeia.
Romanos 4.18 O qual, em esperança (elpis), creu contra a esperança (elpis), para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
Romanos 5.2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança (elpis) da glória de Deus.
Romanos 5.4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança (elpis);
Romanos 5.5 e a esperança (elpis) não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 8.24 Porque na esperança (elpis) fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
Romanos 12.12 alegrai-vos na esperança (elpis), sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Romanos 15.4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança (elpis).
Romanos 15.13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança (elpis) pelo poder do Espírito Santo.
I Corintios 9.10 Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto.
I Corintios 13.13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
II Corintios 1.7 e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.
II Corintios 3.12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
II Corintios 10.15 não nos gloriando além da medida em trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, à proporção que cresce a vossa fé, seremos nós cada vez mais engrandecidos entre vós, conforme a nossa medida,
Gálatas 5.5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
Efésios 1.18 sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos,
Efésios 2.12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Efésios 4.4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Filipenses 1.20 segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
Colossenses 1.5 por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
Colossenses 1.23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Colossenses 1.27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
I Tessalonicenses 1.3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
I Tessalonicenses 2.19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós?
I Tessalonicenses 4.13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.
I Tessalonicenses 5.8 mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
II Tessalonicenses 2.16 E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
I Timóteo 1.1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa.
Tito 1.2 na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos,
Tito 2.13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
Tito 3.7 para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
Hebreus 3.6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.
Hebreus 6.11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança;
Hebreus 6.18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta;
Hebreus 7.19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus.
Hebreus 10.23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa;
I Pedro1.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
I Pedro1.21 que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
I Pedro 3.15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;
I João 3.3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

2 – Textos sobre esperar em Deus
Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Lamentações 3:26
Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus. Salmos 69:3
Por causa da sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa. Salmos 59:9
Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. Salmos 130:5
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. Romanos 8:25
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 2 Pedro 3:12
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.Hebreus 6:15
Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. Salmos 39:7
Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás. Salmos 38:15
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Romanos 8:19
Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra. Salmos 119:81
A ti, ó Deus, espera o louvor em Sião, e a ti se pagará o voto.Salmos 65:1
Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Salmos 62:5
E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. Atos 26:6
Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e o juízo, e em teu Deus espera sempre. Oséias 12:6
A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Salmos 62:1
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Hebreus 11:10
E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. 1 Tessalonicenses 1:10
Os meus olhos desfalecem pela tua palavra; entrementes dizia: Quando me consolarás tu? Salmos 119:82
A tua salvação espero, ó Senhor! Gênesis 49:18
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Lucas 18:7
Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; 1 Timóteo 5:5
E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.Lucas 2:38
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; Tito 2:13
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2 Pedro 3:13
Porém cedo se esqueceram das suas obras; não esperaram o seu conselho. Salmos 106:13
Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. Miquéias 7:7
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.Judas 1:21
Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção. Salmos 130:7
Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. Salmos 25:5
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23
Porque qual será a esperança do hipócrita, havendo sido avaro, quando Deus lhe arrancar a sua alma? Jó 27:8
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11
Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu. Salmos 43:5
Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro3:14
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 1 Pedro 3:5
Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Lucas 2:25
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Salmos 42:5
Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. Lucas 12:46
E esperarei ao Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei. Isaías 8:17
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Hebreus 10:27
Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão. Isaías 59:9
Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti. Salmos 25:21
Eis que aguardei as vossas palavras, e dei ouvidos às vossas considerações, até que buscásseis razões. Jó 32:11
Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos. Salmos 33:22
Eis que é vã a esperança de apanhá-lo; pois não será o homem derrubado só ao vê-lo? Jó 41:9
Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Hebreus 10:13
Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte, e a reduza à escuridão. Jeremias 13:16
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Daniel 12:12
Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor. Salmos 31:24
Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Gálatas 5:5
Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. Marcos 15:43
Que não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, de Arimatéia, cidade dos judeus, e que também esperava o reino de Deus; Lucas 23:51
Todavia aguardando eu o bem, então me veio o mal, esperando eu a luz, veio a escuridão. Jó 30:26
Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade. Salmos 52:7
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Efésios 1:12
Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, e não os impediram, até que o negócio chegasse a Dario, e viesse resposta por carta sobre isso. Esdras 5:5
Se eu esperar, a sepultura será a minha casa; nas trevas estenderei a minha cama. Jó 17:13
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, Mateus 24:50
O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda, 2 Coríntios 1:10
Porventura há, entre as vaidades dos gentios, alguém que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó Senhor nosso Deus? Portanto em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas. Jeremias 14:22
Senhor, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos. Salmos 119:166
E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência. Gênesis 48:11
Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 1 Timóteo 4:10
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Lucas 6:34
Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre. Salmos131:3
E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Filipenses 2:19
Senhor, tem misericórdia de nós, por ti temos esperado; sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação. Isaías 33:2
Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Hebreus 11:16
Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?Romanos 8:24
Também no caminho dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma. Isaías26:8
E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.Isaías 25:9
Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Filipenses 1:20
Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. Salmos 119:49
Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça. Salmos 119:123
Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.Salmos 71:14
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Atos 1:4
De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Coríntios 1:7
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Filipenses 3:20
E não tires totalmente a palavra de verdade da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos. Salmos 119:43
Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra. Salmos 119:74
Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que nele esperam. Isaías 30:18
Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados. Salmos 37:34
Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está longe de nós. Isaías 59:11
E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. Isaías 5:2
Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? Isaías 5:4
Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Tiago 5:7
Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas. Habacuque 3:16
Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele. Provérbios 26:12
Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele. Jó 13:15
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64:4
Os nossos olhos desfaleciam, esperando o nosso vão socorro; olhávamos atentamente para uma nação que não nos podia livrar. Lamentações 4:17
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios13:7
E o remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda a filhos de homens.Miquéias 5:7
Vendo, pois, ela que havia esperado muito, e que a sua expectação era perdida, tomou outro dos seus filhotes, e fez dele um leãozinho. Ezequiel 19:5
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:13
Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. Salmos 27:14
E quanto ao que disseste, que o não verás, juízo há perante ele; por isso espera nele. Jó 35:14
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28
Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero! Jó 6:8
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.Hebreus 6:9
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. Atos 12:11
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1:14
Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. Salmos22:4
Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Salmos 37:7
Espera-se a paz, mas não há bem; o tempo da cura, e eis o terror. Jeremias 8:15
Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. João 5:45
Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Salmos 37:3
O desejo dos justos é tão somente para o bem, mas a esperança dos ímpios é criar contrariedades. Provérbios 11:23
Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Habacuque 2:3
Portanto esperai-me, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo. Sofonias 3:8
Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas. Provérbios 11:7
Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.Salmos 119:147
A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Salmos 33:20
Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão. Isaías 51:5
Como o servo que suspira pela sombra, e como o jornaleiro que espera pela sua paga, Jó 7:2
O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará. Salmos 32:10
Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará. Provérbios 20:22
Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.Salmos 119:114
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Lamentações 3:24
Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne. Salmos56:4


Nenhum comentário:

Postar um comentário