sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Gratidão e Ação de Graças


1 – eucharistos (grego) – grato, agradecido

Colossenses 3.15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos (eucharistos).

2 – eucaristia (grego) – gratidão, ação de graças

I Coríntios 14.16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças (eucaristia) aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?

II Coríntios 4.15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças (eucaristia) para glória de Deus.

II Coríntios 9.11 enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças (eucaristia) a Deus.

II Coríntios 9.12 Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças (eucaristia) a Deus;

Efésios 5.4 nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças (eucaristia).

Filipenses 4.6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças (eucaristia);

Colossenses 2.7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças (eucaristia).

Colossenses 4.2 Perseverai na oração, velando nela com ações de graças (eucaristia),

I Tessalonicenses 3.9 Pois, que ação de graças (eucaristia) podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus,

I Timóteo 2.1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças (eucaristia) por todos os homens,

I Timóteo 4.3 proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças (eucaristia) pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade;

I Timóteo 4.4 pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças (eucaristia);

Apocalipse 4.9 E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças (eucaristia) ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,

Apocalipse 7.12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças (eucaristia), e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.


3 – eucharisteo – dar graças

Mateus 15.36 tomou os sete pães e os peixes, e havendo dado graças (eucharisteo), partiu-os, e os entregava aos discípulos, e os discípulos á multidão.

Mateus 26.27 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;

Marcos 8.6 Logo mandou ao povo que se sentasse no chão; e tomando os sete pães e havendo dado graças (eucharisteo), partiu-os e os entregava a seus discípulos para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pela multidão.

Lucas 17.16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças (eucharisteo); e este era samaritano.

João 6.11 Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças (eucharisteo), repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam.

João 6.23 (contudo, outros barquinhos haviam chegado a Tiberíades para perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças (eucharisteo));

João 11.41 Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças (eucharisteo) te dou, porque me ouviste.

Atos 27.35 E, havendo dito isto, tomou o pão, deu graças (eucharisteo) a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer.

Atos 28.15 Ora, os irmãos da lá, havendo recebido notícias nossas, vieram ao nosso encontro até a praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, quando os viu, deu graças (eucharisteo) a Deus e cobrou ânimo.

Romanos 1.8 Primeiramente dou graças (eucharisteo) ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.

Romanos 1.21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças (eucharisteo), antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Romanos 7.25 Graças a Deus (eucharisteo), por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

Romanos 14.6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças (eucharisteo) a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças (eucharisteo) a Deus.

Romanos 16.4 os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço (eucharisteo), mas também todas as igrejas dos gentios.

I Coríntios 1.4 Sempre dou graças (eucharisteo) a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus;

I Coríntios 1.14 Dou graças (eucharisteo) a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio;

I Coríntios 10.30 E, se eu com gratidão participo, por que sou vilipendiado por causa daquilo por que dou graças (eucharisteo)?

I Coríntios 11.24 e, havendo dado graças (eucharisteo), o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.

I Coríntios 14.17 Porque realmente tu dás bem as graças (eucharisteo), mas o outro não é edificado.

I Coríntios 14.18 Dou graças (eucharisteo) a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos.

II Coríntios 1.11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças (eucharisteo) a nosso respeito.

Efésios 1.16 não cesso de dar graças (eucharisteo) por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações,

Efésios 5.20 sempre dando graças (eucharisteo) por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Filipenses 1.3 Dou graças (eucharisteo) ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,

Colossenses 1.3 Graças (eucharisteo) damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,

Colossenses 1.12 dando graças (eucharisteo) ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,

Colossenses 3.17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças (eucharisteo) a Deus Pai.

I Tessalonicenses 1.2 Sempre damos graças (eucharisteo) a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,

I Tessalonicenses 2.13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças (eucharisteo) a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes.

I Tessalonicenses 5.18 Em tudo dai graças (eucharisteo); porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

II Tessalonicenses 1.3 Sempre devemos, irmãos, dar graças (eucharisteo) a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros.

II Tessalonicenses 2.13 Mas nós devemos sempre dar graças (eucharisteo) a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade,

Filemom 1.4 Sempre dou graças (eucharisteo) ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações,

Apocalipse 11.17 dizendo: Graças (eucharisteo) te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar.


4 – todah (hebraico) – ação de graças, louvor

Levítico 7.12 Se alguém o oferecer por oferta de ação de graças (todah), com o sacrifício de ação de graças oferecerá bolos ázimos amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite, e bolos amassados com azeite, de flor de farinha, bem embebidos.

Levítico 7.13 Com os bolos oferecerá pão levedado como sua oferta, com o sacrifício de ofertas pacíficas por ação de graças (todah).

Levítico 7.15 Ora, a carne do sacrifício de ofertas pacíficas por ação de graças (todah) se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até pela manhã.

Levítico 22.29 E, quando oferecerdes ao Senhor sacrifício de ação de graças (todah), oferecê-lo-eis de modo a serdes aceitos.

2 Crônicas 29.31 Então Ezequias disse: Agora que vos consagrastes ao Senhor chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas em ação de graças (todah) a casa do Senhor. E a congregação trouxe sacrifícios e ofertas em ação de graças (todah), e todos os que estavam dispostos de coração trouxeram holocaustos.

2 Crônicas 33.16 Também reparou o altar do Senhor, e ofereceu sobre ele sacrifícios de ofertas pacíficas e de ações de graças (todah); e ordenou a Judá que servisse ao Senhor Deus de Israel.

Neemias 12.27 Ora, na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os lugares, para os trazerem a Jerusalém, a fim de celebrarem a dedicação com alegria e com ações de graças (todah), e com canto, címbalos, alaúdes e harpas.

Neemias 12.31 Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e constituí duas grandes companhias para darem graças (todah) e andarem em procissão, uma das quais foi para a direita sobre o muro, em direção à porta do monturo;

Neemias 12.38 A outra companhia dos que davam graças (todah) foi para a esquerda, seguindo-os eu com a metade do povo, sobre o muro, passando pela torre dos fornos até a muralha larga,

Neemias 12.40 Assim as duas companhias dos que davam graças (todah) pararam na casa de Deus, como também eu e a metade dos magistrados que estavam comigo,

Salmo 26.7 para fazer ouvir a voz de louvor (todah), e contar todas as tuas maravilhas.

Salmo 42.4 Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor (todah), uma multidão que festejava.

Salmo 50.14 Oferece a Deus por sacrifício ações de graças (todah), e paga ao Altíssimo os teus votos;

Salmo 50.23 Aquele que oferece por sacrifício ações de graças (todah) me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.

Salmo 56.12 Sobre mim estão os votos que te fiz, ó Deus; eu te oferecerei ações de graças (todah);

Salmo 69.30 Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças (todah)
.
Salmo 95.2 Apresentemo-nos diante dele com ações de graças (todah), e celebremo-lo com salmos de louvor.

Salmo 100.4 Entrai pelas suas portas com ação de graças (todah), e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.

Salmo 107.22 Ofereçam sacrifícios de louvor (todah), e relatem as suas obras com regozijo!

Salmo 116.17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ação de graças (todah), e invocarei o nome do Senhor.

Salmo 147.7 Cantai ao Senhor em ação de graças (todah); com a harpa cantai louvores ao nosso Deus.

Isaías 51.3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças (todah), e voz de cântico.

Jeremias 17.26 E virão das cidades de Judá, e dos arredores de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e da planície, e da região montanhosa, e do e sul, trazendo à casa do Senhor holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de cereais, e incenso, trazendo também sacrifícios de ação de graças (todah).

Jeremias 30.19 E sairá deles ação de graças (todah) e a voz dos que se alegram; e multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos; glorificá-los-ei, e não serão apoucados.

Jeremias 33.11 a voz de gozo e a voz de alegria, a voz de noivo e a voz de noiva, e a voz dos que dizem: Dai graças ao Senhor dos exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre; também se ouvirá a voz dos que trazem à casa do Senhor sacrifícios de ação de graças (todah). Pois farei voltar a esta terra os seus exilados como no princípio, diz o Senhor.

Amós 4.5 E oferecei sacrifício de louvores (todah) do que é levedado, e apregoai ofertas voluntárias, publicai-as; pois disso gostais, ó filhos de Israel, diz o Senhor Deus.

Jonas 2.9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças (todah); o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário