sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Humildade, Modéstia e Simplicidade

1 – tapeinophorosune (grego) – humildade

Atos 20.19 servindo ao Senhor com toda a humildade (tapeinophorosune), e com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;

Efésios 4.2 com toda a humildade (tapeinophorosune) e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Filipenses 2.3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade (tapeinophorosune) cada um considere os outros superiores a si mesmo;

Colossenses 2.18 Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade (tapeinophorosune) ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal,

Colossenses 2.23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade (tapeinophorosune) fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.

Colossenses 3.12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade (tapeinophorosune), mansidão, longanimidade,

I Pedro 5.5 Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade (tapeinophorosune) uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


2 – anavah (hebraico) – humildade

II Samuel 22.36 Também me deste o escudo da tua salvação, e tua brandura (anavah) me engrandece.

Salmo 18.35 Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me sustém, e a tua clemência (anavah) me engrandece.

Provérbios 15.33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade (anavah).

Provérbios 18.12 Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade (anavah).

Provérbios 22.4 O galardão da humildade (anavah) e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida.

Sofonias 2.3 Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justiça, buscai a mansidão (anavah); porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.


3 – tapeinoo (grego) – humilde, humilhar-se

Mateus 18.4 Portanto, quem se tornar humilde (tapeinoo) como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Mateus 23.12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado (tapeinoo); e qualquer que a si mesmo se humilhar (tapeinoo), será exaltado.

Lucas 3.5 Todo vale se encherá, e se abaixará (tapeinoo) todo monte e outeiro; o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão;

Lucas 14.11 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado (tapeinoo), e aquele que a si mesmo se humilhar (tapeinoo) será exaltado.

Lucas 18.14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado (tapeinoo); mas o que a si mesmo se humilhar (tapeinoo) será exaltado.

II Corintios 11.7 Pequei porventura, humilhando-me (tapeinoo) a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus?

II Corintios 12.21 e que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe (tapeinoo) perante vós, e chore eu sobre muitos daqueles que dantes pecaram, e ainda não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.

Filipenses 2.8 e, achado na forma de homem, humilhou-se (tapeinoo) a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Filipenses 4.12 Sei passar falta (tapeinoo), e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.

Tiago 4.10 Humilhai-vos (tapeinoo) perante o Senhor, e ele vos exaltará.

I Pedro 5.6 Humilhai-vos (tapeinoo), pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;


4 – shaphal (hebraico) – humilde


II Samuel 6.22 Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei (shaphal) aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.

11 Ele põe num lugar alto os abatidos (shaphal); e os que choram são exaltados à segurança.

Salmo 138.6 Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde (shaphal); mas ao soberbo, conhece-o de longe.

Provérbios 16.19 Melhor é ser humilde (shaphal) de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.

Provérbios 29.23 A soberba do homem o abaterá; mas o humilde (shaphal) de espírito obterá honra.

Isaías 57.15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde (shaphal) de espírito, para vivificar o espírito dos humildes (shaphal), e para vivificar o coração dos contritos.

24 Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa (shaphal), sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca; eu, e Senhor, o disse, e o farei.

26 assim diz o Senhor Deus: Remove o diadema, e tira a coroa; esta não será a mesma: exalta ao humilde (shaphal), e humilha ao soberbo.


5 – akeraios (grego) - simples

Mateus 10.16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples (akeraios) como as pombas.

Romanos 16.19 Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples (akeraios) para o mal.

Filipenses 2.15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros (akeraios), filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,



Nenhum comentário:

Postar um comentário