sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Liberdade


2 – eleutheros (grego) – livre

Mateus 17.26 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.
João 8.33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
João 8.36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Romanos 6.20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça.
Romanos 7.3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.
I Corintios 7.21 Foste chamado sendo escravo? não te dê cuidado; mas se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.
I Corintios 7.22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo.
I Corintios 7.39 A mulher está ligada pela lei enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
I Corintios 9.1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor?
I Corintios 9.19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:
I Corintios 12.13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Gálatas 3.28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 4.22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
Gálatas 4.23 Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
Gálatas 4.26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe.
Gálatas 4.30 Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
Gálatas 4.31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.
Efésios 6.8 Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer.
Colossenses 3.11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.
I Pedro 2.16 como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus.
Apocalipse 6.15 E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
Apocalipse 13.16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte,
Apocalipse 19.18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes.

3 – eleutheroo (grego) – libertar
João 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8.36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Romanos 6.18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Romanos 6.22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Romanos 8.2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Romanos 8.21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Gálatas 5.1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.

4 – naqah (hebraico) – livre, limpo, inocente
Gênesis 24.8 Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não farás meu filho tornar para lá.
Gênesis 24.41 então serás livre do meu juramento, quando chegares à minha parentela; e se não ta derem, livre serás do meu juramento.
Êxodo 20.7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
Êxodo 21.19 se ele tornar a levantar-se e andar fora sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo perdido e fará que ele seja completamente curado.
Êxodo 34.7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
Números 5.19 e a fará jurar, e dir-lhe-á: Se nenhum homem se deitou contigo, e se não te desviaste para a imundícia, violando o voto conjugal, sejas tu livre desta água de amargura, que traz consigo a maldição;
Números 5.28 E, se a mulher não se tiver contaminado, mas for inocente, então será livre, e conceberá filhos.
Números 5.31 Esse homem será livre da iniquidade; a mulher, porém, levará sobre si a sua iniquidade.
Números 14.18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniquidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração.
Deuteronômio 5.11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
Juízes 15.3 Então Sansão lhes disse: De agora em diante estarei sem culpa para com os filisteus, quando lhes fizer algum mal.
I Samuel 26.9 Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente?
I Reis 2.9 Agora, porém, não o tenhas por inocente; pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer; farás com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.
Jó 9.28 então tenho pavor de todas as minhas dores; porque bem sei que não me terás por inocente.
Jó 10.14 Se eu pecar, tu me observas, e da minha iniquidade não me absolverás.
Salmo 19.12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos.
Salmo 19.13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.
Provérbios 6.29 Assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente quem a tocar.
Provérbios 11.21 Decerto o homem mau não ficará sem castigo; porém a descendência dos justos será livre.
Provérbios 16.5 Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune.
Provérbios 17.5 O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador; o que se alegra da calamidade não ficará impune.
Provérbios 19.5 A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará.
Provérbios 19.9 A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá.
Provérbios 28.20 O homem fiel gozará de abundantes bênçãos; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.
Jeremias 2.35 ainda dizes: Eu sou inocente; certamente a sua ira se desviou de mim. Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: Não pequei.
Jeremias 25.29 Pois eis que sobre a cidade que se chama pelo meu nome, eu começo a trazer a calamidade; e haveis vós de ficar totalmente impunes? Não ficareis impunes; porque eu chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor dos exércitos.
Jeremias 30.11 Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te salvar; porquanto darei fim cabal a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida justa, e de maneira alguma te terei por inocente.
Jeremias 46.28 Tu não temas, servo meu, Jacó, diz o senhor; porque estou contigo; pois destruirei totalmente todas as nações para onde te arrojei; mas a ti não te destruirei de todo, mas castigar-te-ei com justiça, e de modo algum te deixarei impune.
Jeremias 49.12 Pois assim diz o Senhor: Eis que os que não estavam condenados a beber o copo, certamente o beberão; e ficarias tu inteiramente impune? Não ficarás impune, mas certamente o beberás.
Joel 3.21 E purificarei o sangue que eu não tinha purificado; porque o Senhor habita em Sião.

Naum 1.3 O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário