sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Misericórdia, Compaixão e Empatia


1 – eleos (grego) - misericórdia

Mateus 9.13 Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia (eleos) quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.

Mateus 12.7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia (eleos) quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes.

Mateus 23.23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia (eleos) e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

Lucas 1.50 E a sua misericórdia (eleos) vai de geração em geração sobre os que o temem.

Lucas 1.54 Auxiliou a Israel, seu servo, lembrando-se de misericórdia (eleos).

Lucas 1.58 Ouviram seus vizinhos e parentes que o Senhor lhe multiplicara a sua misericórdia (eleos), e se alegravam com ela.

Lucas 1.72 para usar de misericórdia (eleos) com nossos pais, e lembrar-se do seu santo pacto

Lucas 1.78 graças à entranhável misericórdia (eleos) do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto,

Lucas 10.37 Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia (eleos) para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.

Romanos 9.23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia (eleos), que de antemão preparou para a glória,

Romanos 11.31 assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia (eleos) pela misericórdia a vós demonstrada.

Romanos 15.9 e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia (eleos), como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, e cantarei ao teu nome.

Gálatas 6.16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia (eleos) sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.

Efésios 2.4,5 Mas Deus, sendo rico em misericórdia (eleos), pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

1 Timóteo 1.2 a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia (eleos) e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

2 Timóteo 1.2 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia (eleos) e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.

2 Timóteo 1.16 O Senhor conceda misericórdia (eleos) à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias;

2 Timóteo 1.18 O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia (eleos) diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu.

Tito 3.5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia (eleos), nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,

Hebreus 4.16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia (eleos) e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

Tiago 2.13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia (eleos); a misericórdia (eleos) triunfa sobre o juízo.

Tiago 3.17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia (eleos) e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

I Pedro 1.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia (eleos), nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

2 João 1.3 Graça, misericórdia (eleos), paz, da parte de Deus Pai e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.

Judas 1.2 Misericórdia (eleos), paz e amor vos sejam multiplicados.

Judas 1.21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia (eleos) de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.


2 – racham (hebraico) – compaixão, misericórdia

Gênesis 43.14 e Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia (racham) diante do homem, para que ele deixe vir convosco vosso outro irmão, e Benjamim; e eu, se for desfilhado, desfilhado ficarei.

Gênesis 43.30 E José apressou-se, porque se lhe comoveram as entranhas (racham) por causa de seu irmão, e procurou onde chorar; e, entrando na sua câmara, chorou ali.

Deuteronômio 13.17 Não se te pegará às mãos nada do anátema; para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia (racham), e tenha piedade de ti, e te multiplique; como jurou a teus pais,

2 Samuel 24.14 Respondeu Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias (racham); mas nas mãos dos homens não caia eu.

I Reis 3.26 Mas a mulher cujo filho er suas entranhas se lhe enterneceram (racham) por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o.

I Reis 8.50 perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti, perdoa todas as transgressões que houverem cometido contra ti, e dá-lhes alcançar misericórdia (racham) da parte dos que os levarem cativos, para que se compadeçam deles;

2 Crônicas 30.9 Pois, se voltardes para o Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia diante dos que os levaram cativos, e tornarão para esta terra; porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo (racham), e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele.

Neemias 9.19 todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias (racham), não os abandonaste no deserto. A coluna de nuvem não se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir.

Neemias 9.27 Pelo que os entregaste nas mãos dos seus adversários, que os afligiram; mas no templo da sua angústia, quando eles clamaram a ti, tu os ouviste do céu; e segundo a multidão das tuas misericórdias (racham) lhes deste libertadores que os libertaram das mãos de seus adversários.

Neemias 9.28 Mas, tendo alcançado repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti; portanto tu os deixavas nas mãos dos seus inimigos, de modo que estes dominassem sobre eles; todavia quando eles voltavam e clamavam a ti, tu os ouvias do céu, e segundo a tua misericórdia (racham) os livraste muitas vezes;

Salmo 25.6 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão (racham) e da tua benignidade, porque elas são eternas.

Salmo 40.11 Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão (racham); a tua benignidade e a tua fidelidade sempre me guardem.

Salmo 51.1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias (racham).

Salmo 69.16 Ouve-me, Senhor, pois grande é a tua benignidade; volta-te para mim segundo a tua muitíssima compaixão (racham).

Salmo 77.9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias (racham)?

Salmo 79.8 Não te lembres contra nós das iniquidades de nossos pais; venha depressa ao nosso encontro a tua compaixão (racham), pois estamos muito abatidos.

Salmo 103.4 quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia (racham),

Salmo 106.46 Por isso fez com que obtivessem compaixão (racham) da parte daqueles que os levaram cativos.

Salmo 119.77 Venham sobre mim as tuas ternas misericórdias (racham), para que eu viva, pois a tua lei é o meu deleite.

Salmo 119.156 Muitas são, Senhor, as tuas misericórdias (racham); vivifica-me segundo os teus juízos.

Salmo 145.9 O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias (racham) estão sobre todas as suas obras.

Isaías 47.9 O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias (racham) estão sobre todas as suas obras.

Isa_54:7  For a smallH6996 momentH7281 have I forsakenH5800 thee; but with greatH1419 merciesH7356 will I gatherH6908 thee.
Salmo 54.7 Por um breve momento te deixei, mas com grande compaixão (racham) te recolherei;

Salmo 63.7 Celebrarei as benignidades do Senhor, e os louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos tem concedido, e a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que ele lhes tem concedido segundo as suas misericórdias (racham), e segundo a multidão das suas benignidades.

Salmo 63.15 Atenta lá dos céus e vê, lá da tua santa e gloriosa habitação; onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias (racham) para comigo estancaram.

Jeremias 16.5 Pois assim diz o Senhor: Não entres na casa que está de luto, nem vás a lamentá-los, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia (racham).

Jeremias 42.12 E vos concederei misericórdia, para que ele tenha misericórdia (racham) de vós, e vos faça habitar na vossa terra.

Lam. Jeremias 3.22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias (racham) não têm fim;

Daniel 9.9 Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia (racham) e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,

Daniel 9.18 Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome; pois não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias (racham).

Oseias 2.19 E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em amorável benignidade, e em misericórdias (racham);

Amós 1.11 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Edom, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque perseguiu a seu irmão à espada, e baniu toda a compaixão (racham); e a sua ira despedaçou eternamente, e conservou a sua indignação para sempre.

Zacarias 1.16 Portanto, o Senhor diz assim: Voltei-me, agora, para Jerusalém com misericórdia (racham); nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém.

Zacarias 7.9 Assim falou o Senhor dos exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e compaixão (racham) cada um para com o seu irmão;

Êxodo 33.19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia (racham) de quem eu tiver misericórdia (racham), e me compadecerei de quem me compadecer.

Deuteronômio 13.17 Não se te pegará às mãos nada do anátema; para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia (racham), e tenha piedade (racham) de ti, e te multiplique; como jurou a teus pais,

Deuteronômio 30.3 o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá (racham) de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todos os povos entre os quais te houver espalhado o senhor teu Deus.

1 Reis 8.50 perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti, perdoa todas as transgressões que houverem cometido contra ti, e dá-lhes alcançar misericórdia da parte dos que os levarem cativos, para que se compadeçam (racham) deles;

2 Reis 13.23 O Senhor, porém, teve misericórdia deles, e se compadeceu (racham) deles, e se tornou para eles, por amor do seu pacto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir nem lançá-los da sua presença

Salmo 102.13 Tu te levantarás e terás piedade (racham)de Sião; pois é o tempo de te compadeceres dela, sim, o tempo determinado já chegou.

Salmo 103.13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece (racham) daqueles que o temem.

Salmo 116.5 Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso (racham) é o nosso Deus.

Provérbios 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (racham).

Isaías 14.1 Pois o Senhor se compadecerá (racham) de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se apegarão à casa de Jacó.

Isaías 27.11 Quando os seus ramos se secam, são quebrados; vêm as mulheres e lhes ateiam fogo; porque este povo não é povo de entendimento; por isso aquele que o fez não se compadecerá (racham) dele, e aquele que o formou não lhe mostrará nenhum favor.

Isaías 30.18 Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer (racham) de vós; porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam.

Isaías 49.10 Nunca terão fome nem sede; não os afligirá nem a calma nem o sol; porque o que se compadece (racham) deles os guiará, e os conduzirá mansamente aos mananciais das águas.

Isaías 49.13 Cantai, ó céus, e exulta, ó terra, e vós, montes, estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e se compadeceu (racham) dos seus aflitos.

Isaías 49.15 pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça  do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

Isaías 54.8 num ímpeto de indignação escondi de ti por um momento o meu rosto; mas com benignidade eterna me compadecerei (racham) de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.

Isaías 54.10 Pois as montanhas se retirarão, e os outeiros serão removidos; porém a minha benignidade não se apartará de ti, nem será removido ao pacto da minha paz, diz o Senhor, que se compadece (racham) de ti.

Isaías 55.7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá (racham) dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.

Isaías 60.10 E estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque na minha ira te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia (racham) de ti.

Jeremias 6.23 Arco e lança trarão; são cruéis, e não usam de misericórdia (racham); a sua voz ruge como o mar, e em cavalos vêm montados, dispostos como homens para a batalha, contra ti, ó filha de Sião.

Jeremias 12.15 E depois de os haver eu arrancado, tornarei, e me compadecerei (racham) deles, e os farei voltar cada um à sua herança, e cada um à sua terra.

Jeremias 13.14 E atirá-los-ei uns contra os outros, mesmo os pais juntamente com os filhos, diz o Senhor; não terei pena nem pouparei, nem terei deles compaixão (racham) para não os destruir.

Jeremias 21.7 E depois disso, diz o Senhor, entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo, e os que desta cidade restarem da peste, e da espada, e da fome, sim entregá-los-ei na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, e na mão de seus inimigos, e na mão dos que procuram tirar-lhes a vida; e ele os passará ao fio da espada; não os poupará, nem se compadecerá, nem terá misericórdia (racham).

Jeremias 31.20 Não é Efraim meu filho querido? filhinho em quem me deleito? Pois quantas vezes falo contra ele, tantas vezes me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei (racham) dele, diz o Senhor.

Jeremias 33.26 também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; pois eu os farei voltar do seu cativeiro, e apiedar-me-ei (racham) deles.

Jeremias 42.12 E vos concederei misericórdia (racham), para que ele tenha misericórdia (racham) de vós, e vos faça habitar na vossa terra.

Lam. Jeremias 3.32 Embora entristeça a alguém, contudo terá compaixão (racham) segundo a grandeza da sua misericordia.

Ezequiel 39.25 Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer Jacó, e me compadecerei (racham) de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome.

Oseias 1.6 E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E o Senhor disse a Oséias: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque não tornarei mais a compadecer-me (racham) da casa de Israel, nem a perdoar-lhe de maneira alguma.

Oseias 1.7 Mas da casa se Judá me compadecerei (racham), e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.

Oseias 2.4 Até de seus filhos não me compadecerei (racham); porquanto são filhos de prostituições.

Oseias 2.23 E semeá-lo-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei (racham) de Lo-Ruama; e a e Lo-Ami direi: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és o meu Deus.

Oseias 14.3 Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos; e à obra das nossas mãos já não diremos: Tu és o nosso Deus; porque em ti o órfão acha a misericórdia (racham).

Miqueias 7.19 Tornará a apiedar-se (racham) de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Habacuque 3.2 Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia (racham).

Zacarias 1.12 Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: O Senhor dos exércitos, até quando não terás compaixão (racham) de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste indignado estes setenta anos?

Zacarias 10.6 Fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José; fá-los-ei voltar, porque me compadeço (racham) deles; e serão como se eu não os tivera rejeitado; porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei.


3 – splagchnizomai (grego) – compaixão

Mateus 9.36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se (splagchnizomai) delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.

Mateus 14.14 E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se (splagchnizomai) dela, curou os seus enfermos.

Mateus 15.32 Jesus chamou os seus discípulos, e disse: Tenho compaixão (splagchnizomai) da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer; e não quero despedi-los em jejum, para que não desfaleçam no caminho.

Mateus 18.27 O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão (splagchnizomai), soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.

Mateus 20.34 E Jesus, movido de compaixão (splagchnizomai), tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram.

Marcos 1.41 Jesus, pois, compadecido (splagchnizomai) dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo.

Marcos  6.34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se (splagchnizomai) deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Marcos  8.2 Tenho compaixão (splagchnizomai) da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer.

Marcos 9.22 e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão (splagchnizomai) de nós e ajuda-nos.

Lucas 7.13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão (splagchnizomai) por ela, e disse-lhe: Não chores.

Lucas 10.33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão (splagchnizomai);

Lucas 15.20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão (splagchnizomai) e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.


4 – Oikitimon ( grego) - misericordioso
Lucas 6.36 Sede misericordiosos (Oikitimon), como também vosso Pai é misericordioso (Oikitimon).

Tiago 5.11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia (Oikitimon) e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário