sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O Genuíno Conhecimento da Verdade


1 – Gnosis (do original grego) – conhecimento, ciência

Lucas 1.77 para dar ao seu povo conhecimento (Gnosis) da salvação, no redimi-lo dos seus pecados,

Lucas 11.52 Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência (Gnosis); contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando.

Romanos 11.33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento (Gnosis) de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

Romanos 15.14 E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento (Gnosis), aptos para vos admoestardes uns aos outros.

I Coríntios 1.5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Gnosis);

I Coríntios 8.1 No que se refere às coisas sacrificadas a ídolos, reconhecemos que todos somos senhores do saber (Gnosis). O saber ensoberbece (Gnosis), mas o amor edifica.

I Coríntios 8.7 Entretanto, não há esse conhecimento (Gnosis) em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se.

I Coríntios 8.10 Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber (Gnosis), à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?

I Coríntios 8.11 E assim, por causa do teu saber (Gnosis), perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.

I Coríntios 12.8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento (Gnosis);

I Coríntios 13.2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça (Gnosis)todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

I Coríntios 13.8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência (Gnosis), passará;

I Coríntios 14.6 Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência (Gnosis), ou de profecia, ou de doutrina?

II Coríntios 4.6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento (Gnosis) da glória de Deus, na face de Cristo.

II Coríntios 10.55 e toda altivez que se levante contra o conhecimento (Gnosis) de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,

Efésios 3.19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento (Gnosis), para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

Colossenses 2.3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Gnosis) estão ocultos.

II Pedro 1.5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento (Gnosis);

II Pedro 1.6 com o conhecimento (Gnosis), o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;

II Pedro 3.18 antes, crescei na graça e no conhecimento (Gnosis) de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.


2 – Sophia (do original grego) – sabedoria

Lucas 2.40 Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria (Sophia); e a graça de Deus estava sobre ele.

Lucas 2.52 E crescia Jesus em sabedoria (Sophia), estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

Lucas 21.15 porque eu vos darei boca e sabedoria (Sophia) a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.

Atos 6.3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria (Sophia), aos quais encarregaremos deste serviço;

Atos 6.10 e não podiam resistir à sabedoria (Sophia)e ao Espírito, pelo qual ele falava.

Romanos 11.33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria (Sophia) como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

I Coríntios 1.17 Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria (Sophia) de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.

I Coríntios 1.19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria (Sophia) dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.

I Coríntios 1.20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria (Sophia) do mundo?

I Coríntios 1.21 Visto como, na sabedoria (Sophia) de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria (Sophia), aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.

I Coríntios 1.30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria (Sophia), e justiça, e santificação, e redenção,

I Coríntios 2.1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria (Sophia).

I Coríntios 2.4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria (Sophia), mas em demonstração do Espírito e de poder,

I Coríntios 2.5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria (Sophia) humana, e sim no poder de Deus.

I Coríntios 2.6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria (Sophia) deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;

I Coríntios 2.7 mas falamos a sabedoria (Sophia) de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;

I Coríntios 2.13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria (Sophia) humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

I Coríntios 3.19 Porque a sabedoria (Sophia) deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.

I Coríntios 12.8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria (Sophia); e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;

II Coríntios 1;12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria (Sophia) humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.

Efésios 1.8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria (Sophia) e prudência,

Efésios 1.17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria (Sophia) e de revelação no pleno conhecimento dele,

Efésios 3.10 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria (Sophia) e de revelação no pleno conhecimento dele,

Colossenses 1.9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria (Sophia) e entendimento espiritual;

Colossenses 1.28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria (Sophia), a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;

Colossenses 2.3 em quem todos os tesouros da sabedoria (Sophia) e do conhecimento estão ocultos.

Colossenses 2.23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria (Sophia), como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Colossenses 3.16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Sophia), louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Colossenses 4.5 Portai-vos com sabedoria (Sophia) para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

Tiago 1.5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria (Sophia), peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

Colossenses 3.13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria (Sophia), mediante condigno proceder, as suas obras.

Tiago 3.15 Esta não é a sabedoria (Sophia) que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.

Colossenses 3;17 A sabedoria (Sophia), porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento

II Pedro 3.15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria (Sophia) que lhe foi dada,

Apocalipse 5.12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria (Sophia), e força, e honra, e glória, e louvor.

Apocalipse 7.12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria (Sophia), e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!


3 – Ginosko (do original grego)  - conhecer, saber, compreender, perceber, resolver

Mateus 7.23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci (Ginosko). Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

Mateus 10.26 Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido (Ginosko).

Mateus 12.7 Mas, se vós soubésseis (Ginosko) o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.

Mateus 12.33 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece (Ginosko) a árvore.

Mateus 13.11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer (Ginosko) os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.

Marcos 4.11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer (Ginosko) o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,

Lucas 6.44 Porquanto cada árvore é conhecida (Ginosko) pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.

Lucas 8.10 Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer (Ginosko) os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam.

Lucas 8.17 Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido (Ginosko) e revelado.

Lucas 10.22 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém sabe (Ginosko) quem é o Filho, senão o Pai; e também ninguém sabe (Ginosko) quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 12.47 Aquele servo, porém, que conheceu (Ginosko) a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.

Lucas 12.48 Aquele, porém, que não soube (Ginosko) a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

João 1.10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu (Ginosko).

João 2.24 mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia (Ginosko) a todos.

João 2.25 E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia (Ginosko) o que era a natureza humana.

João 7.17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá (Ginosko) a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

João 8.32 e conhecereis (Ginosko) a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8.43 Qual a razão por que não compreendeis (Ginosko) a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.

João 8.55 Entretanto, vós não o tendes conhecido (Ginosko); eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra.

João 10.41 Eu sou o bom pastor; conheço (Ginosko) as minhas ovelhas, e elas me conhecem (Ginosko) a mim,

João 10.15 assim como o Pai me conhece (Ginosko) a mim, e eu conheço (Ginosko) o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 10.27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço (Ginosko), e elas me seguem.

João 10.38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber (Ginosko) e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.

João 14.7 Se vós me tivésseis conhecido (Ginosko), conheceríeis (Ginosko) também a meu Pai. Desde agora o conheceis (Ginosko) e o tendes visto.

João 14.9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido (Ginosko)? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

João 14.17 O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece (Ginosko); vós o conheceis (Ginosko), porque ele habita convosco e estará em vós.

João 14.31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba (Ginosko) que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

João 16.3 Isto farão porque não conhecem (Ginosko) o Pai, nem a mim.

João 17.3 E a vida eterna é esta: que te conheçam (Ginosko) a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17.7 Agora, eles reconhecem (Ginosko) que todas as coisas que me tens dado provêm de ti;

João 17.8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram (Ginosko) que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

João 17.23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça (Ginosko) que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

João 17.25 Pai justo, o mundo não te conheceu (Ginosko); eu, porém, te conheci (Ginosko), e também estes compreenderam (Ginosko) que tu me enviaste.

Romanos 7.7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido (Ginosko) o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.

I Coríntios 1.21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu (Ginosko) por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.

I Coríntios  2.8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu (Ginosko); porque, se a tivessem conhecido (Ginosko), jamais teriam crucificado o Senhor da glória;

I Coríntios  2.14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las (Ginosko), porque elas se discernem espiritualmente.

I Coríntios  2.16 Pois quem conheceu (Ginosko) a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

I Coríntios  3.20 E outra vez: O Senhor conhece (Ginosko) os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos.

I Coríntios  4.19 mas, em breve, irei visitar-vos, se o Senhor quiser, e, então, conhecerei (Ginosko) não a palavra, mas o poder dos ensoberbecidos.

I Coríntios  8.2  Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.

I Coríntios 8.3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido (Ginosko) dele.

I Coríntios 13.9 porque, em parte conhecemos (Ginosko), e em parte profetizamos;

I Coríntios 13.12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei (Ginosko) plenamente, como também sou plenamente conhecido.

I Coríntios 14.9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá (Ginosko) o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.

II Coríntios 5.16 Por isso daqui por diante a ninguém conhecemos (Ginosko) segundo a carne; e, ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos (Ginosko) desse modo.

Gálatas 4.9 agora, porém, que já conheceis (Ginosko) a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos (Ginosko) por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

Efésios 3.19 e conhecer (Ginosko) o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.

I João 2.3 E nisto sabemos (Ginosko) que o conhecemos (Ginosko); se guardamos os seus mandamentos.

I João 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço (Ginosko), e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;

I João 2.5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos (Ginosko) que estamos nele;

I João 2.29 Se sabeis que ele é justo, sabeis (Ginosko) que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

I João 3.1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece (Ginosko); porque não conheceu (Ginosko) a ele.

I João 3.6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece (Ginosko).

I João 3.19 Nisto conheceremos (Ginosko) que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração;

I João 3.20 porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece (Ginosko) todas as coisas.

I João 3.24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos (Ginosko) que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.

I João 4.8 Aquele que não ama não conhece (Ginosko) a Deus; porque Deus é amor.

I João 4.13 Nisto conhecemos (Ginosko) que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito.

I João 4.16 E nós conhecemos (Ginosko), e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.

I João 5.2 Nisto conhecemos (Ginosko) que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário